23 de abril de 2010

Hummus





Aconselho a terem sempre em casa uma pasta de vegetais.

Eu normalmente quando chego a casa depois de um dia de trabalho tenho tendência a comer qualquer coisa que esteja por ali...e muitas vezes as opções não são as melhores, por isso o melhor mesmo é ter algo saudável, delicioso e saciante, no frigorífico. Hummus...

A pasta dura alguns dias no frigorífico, e fica muito bem em tostas ou em pão com um pouco de azeite ou com coentros frescos.... são apenas algumas das sugestões para ir variando o sabor.

Para uma taça média:

3 dentes de alho (pré fervido num pouco de água 2 mint)
1 lata de grão pré cozido (eu demolhei o grão e cozi durante 30 mint)
2 colheres de sopa de tahin (pasta de sementes de sésamo)
1 lima (ou limão) sumo e raspa
2 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de café de pimenta caiena
sal

Colocar os 3 primeiros ingredientes no processador ou 123.
Colocar numa taça e misturar a pasta com os restantes ingredientes.
Colocar por cima paprika ou coentros frescos.
Levar ao frigorífico por 1 ou 2 horas.


É muito rápida de confeccionar, pode ser óptimo entre refeições com uma tosta, ou uma deliciosa entrada quando acompanhada de pão pita (que podem comprar já feito e depois aquecer segundo as intruções).
O tahin é o ingrediente essencial para este hummus, podem encontrar nas lojas que indiquei nos post 'Vamos as compras'

Bom fim de semana...



3 comentários:

  1. Nossa Sandra, como tem gente boa de cozinha em Portugal!!!!Affe, bastou o blog ser bom, a gente vai ver o perfil, e lá está "Portugal"...rs Muito me alegro com isso, pois nós brasileiros somos muito gratos pelas heranças deixadas pelos Portuguêses, como por exemplo nossa tão querida religião Católica, e muita coisa de nossa culinária,terei muito prazer em ser seguidora do seu Blog!
    beijo
    Edna

    ResponderEliminar
  2. ui... obrigada!!!
    Eu do Brasil só tenho boas recordações. Tenho de confessar que paar além das deliciosas frutas. Fiquei apaixonada pelo queixo de minas no café da manhã...com pão e um bom café...
    Obrigada mais uma vez!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Hummmmm, excelente ideia para entrada, acompanhado por um belo pão caseiro ;)
    Bjsss e bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar