11 de maio de 2010

Bolo de anos...2010

Desde 27 de Abril que estamos em festa e ainda não acabou.....

Este ano já fiz este bolo duas vezes e é tão bom que tenho mesmo de partilhar! Fiz para o marido e fiz para os 60 anos da mãe...Fui ao Alentejo passar este dia com a mãe, faz tão bem estar assim em festa com a família.

Nem digo mais nada porque ainda estou 'cheia' do dia de ontem.....if you know what I mean!!!

150 gr de avelã
5 claras
280 gr de açúcar mascavado claro ( ou açúcar refinado)
1 colher de sopa de vinagre
200 gr de natas frescas
2 colheres de sopa de açúcar em pó
3 colheres de sopa de licor Baileys
1 caixa de framboesas

usei flores comestíveis para decorar, rosas e violetas

Pré aquecer o forno a 180ºC
Bater as claras em castelo com o açúcar, até que fique firme mas cremosas .Juntar o vinagre.
com uma colher de pau misturar as avelãs moídas no processador.
Dividir entre duas formas de 20cm, desmontáveis. Forrar a parte inferior com papel de alumínio para que seja fácil desenformar (dica da Nigella).

Vai ao forno durante 30-40 minutos
Entretanto bater as natas frescas, com o açúcar e o Baileys.
Depois de retirar as formas do forno deixar arrefecer, colocar um dos bolos no prato, cobrir com a maior parte das natas e colocar as framboesas homogeneamente, colocar o outro bolo por cima. Cobrir com um pouco de natas batidas ou com açúcar em pó.

Comprei no sábado na feira biológica flores comestíveis, desta vez não tinha tempo para as cristalizar por isso comprei já cristalizadas. Ficaram lindas....

O bolo ficou mesmo como imaginei, e estava muito bom!

7 comentários:

  1. Que bonito que ficou o bolo de avelâs. Com flores comestíveis de tons velhos.
    Muito bonito ! vou copiar para o meu cadernito.
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Que lindo bolo!.... Já anotei!
    27 de Abril é alguma data especial?... para mim diz-me muito (nascimento dos meus filhos gémeos!...)
    Babette e parabéns à família toda
    Babette

    ResponderEliminar
  3. :-P lindo! Que aspecto fabuloso! Avelãs e Bailleys são coisas q adoro, mas desculpa a minha ignorancia porquê o vinagre?
    bjo*

    ResponderEliminar
  4. Catarina fico feliz :)
    Babette é o aniversário do meu marido..
    Pami, eu tb aprendi recentemente, o vinagre faz com que o interior do merengue fique mais macio...

    bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. O bolo está magnífico, gostei imenso da receita e do aspecto também.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sandra, acabo de descobrir o seu blog e... já estou fã! Este bolo não leva farinha? Fiquei com muita vontade de experimentar, assim como a receita dos brownies, dos muffins de aveia e mirtilo, dos palitos de amêndoa... :) parabéns pelo blog e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar